Plenária: Plenária dia 20/08/2019
Situação: Aprovada
Regime de Tramitação: Urgência
Data de criação: 22/07/2019
O PREFEITO MUNICIPAL DE LAJEADO, Estado do Rio Grande do Sul,
FAÇO SABER que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:
Art. 1º O Pacto Lajeado Pela Paz é um programa municipal composto por segmentos dos Poderes Públicos e sociedade civil, como o objetivo de prevenir e reduzir da violência por meio de diretrizes de atuação conjugadas.
Art. 2º O Pacto Lajeado Pela Paz é norteado pelos seguintes princípios:
I – Integração;
II – Multidisciplinariedade;
III - Ação proativa;
IV – Atuação focada em território e grupos sociais vulneráveis;
V – Foco em fatores de risco para a violência;
VI - Intervenções baseadas em evidências científicas;
VII - Transparência dos dados e prestação de contas à sociedade;
VIII – Engajamento social.
Art. 3º O Pacto Lajeado Pela Paz é formado por três eixos:
I - Aplicação da Lei: que preconiza a aplicação da lei de forma integrada, focada e baseada em evidências por todas as forças de segurança órgão afins ao tema, e utiliza o poder de polícia administrativa municipal e a fiscalização administrativa para normatizar a convivência pública;
II - Prevenção Social da Violência: que atua buscando reduzir os fatores de vulnerabilidade e risco e aumentar os fatores de proteção contra a violência de crianças, adolescentes, jovens, famílias, escolas e da comunidade em geral, por meio de métodos e processos baseados em evidência;
III - Gestão, Participação, Comunicação e Transparência, que tem por objetivo organizar a governança, a implementação e o monitoramento de dados e indicadores, bem como leva ao conhecimento da sociedade as ações e resultados do Pacto.
Art. 4º As ações do Pacto Lajeado pela Paz vinculam-se à estrutura da Secretaria Municipal de Segurança Pública e ao Gabinete do Prefeito Municipal, respectivamente, para fins de suporte administrativo, operacional e financeiro.
Parágrafo único. Eventuais despesas decorrentes da aplicação desta Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias da Secretaria Municipal de Segurança Pública, do Gabinete do Prefeito municipal e da Secretaria Municipal de Educação.
Art. 5º O Poder Executivo poderá regulamentar esta Lei por Decreto, no que couber.
Art. 6º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.
MARCELO CAUMO
PREFEITO
Autoria
Arquivo da Matéria
Arquivos anexados