Apresentação da Lei Orgânica e do Regimento Interno reuniu Parlamentares Estudantis Lajeado – Na tarde da última terça feira, 24, o Plenário da...





Apresentação da Lei Orgânica e do Regimento Interno reuniu Parlamentares Estudantis



Lajeado – Na tarde da última terça feira, 24, o Plenário da Câmara de Vereadores de Lajeado teve atividades duplicadas operando desde as 16h. Os primeiros a ocuparem as cadeiras foram os parlamentares estudantis, que realizaram sua primeira reunião, onde foi criado um calendário dos próximos encontros. Logo após, às 17h, foi a vez dos vereadores para a Sessão Ordinária. Na pauta de dez projetos, nove tiveram aprovação.

Os projetos aprovados além de liberarem ao Poder Executivo créditos suplementares às Secretarias de Saúde e Educação destinaram valores para financiamento para de eventos que devem ocorrer no município, como XIII Jornada do Sorvete, promovido pela Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis e Afins – AGAGEL e a 12ª Convenção Logista Regional, promovido pela Câmara de Dirigentes Logistas, de Lajeado.

No período dedicado ao expediente, os vereadores destacaram o papel de fiscalização parlamentares. Em referência ao impasse envolvendo o asfaltamento da Rua Epitácio Pessoa, no Bairro São Cristóvão, o petista Sérgio Kniphoff destacou que não descarta a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) após término dos prazos legais para o fornecimento dos documentos solicitados semana passada na Prefeitura Municipal. "Constatamos não haver empenho (na obra) e depois vemos um desencontro de informações", destacou. Paulo Adriano da Silva –"Tori"- (PPL) reforça que "o desenvolvimento de Lajeado passa pelas mãos do vereador." Já Eloede Conzatti (PT) reiterou apoio ao colega de partido. A vereadora acredita que "para fortalecer o Município, é preciso ter um Legislativo atuante."

O vereador Antônio de Castro Schefer (PTB) aproveitou seu espaço no expediente para expor as reclamações dos moradores do Bairro Jardim do Cedro. Segundo o vereador, os moradores denunciam mau atendimento no posto de saúde do bairro. Outra preocupação do petebista foi quanto à falta de abrigo em pontos de ônibus e o mau estado de alguns existentes no Município. O progressista Círio Schneider quer a colocação de um redutor de velocidades no acesso ao bairro Conventos, na BR 386. Schneider ressalta que a obra seria um facilitador para os motoristas que tentam acessar o bairro e ajudaria o fluxo de veículos na via.



Estudantil

A 7ª Legislatura do Parlamento Estudantil realizou sua primeira reunião. No encontro, os estudantes receberam cópias da Lei Orgânica Municipal e tiraram dúvidas sobre o Regimento Interno da Câmara. A reunião foi acompanhada por integrantes da União Lajeadense de Estudantes (Ules), que destacou apoio aos parlamentares estudantis.

Mesmo tendo como objetivo apenas conhecer mais e estruturar as futuras reuniões, o encontro serviu para os estudantes exporem suas preocupações com temas variados e mostrar as algumas possíveis linhas de atuação do grupo. Os problemas levantados abordavam temas como bullying e violência no entorno das escolas. O Vice Presidente do Parlamento Estudantil, Arthur da Silva, destaca que o papel dos estudantes enquanto parlamentares é buscar ferramentas para uma diminuição ou solução dos temas levantados nos grupos de trabalho que devem se estruturar.



Data de publicação: 24/04/2012

Compartilhe!