O evento alusivo ao Bicentenário da Imigração Alemã, ocorreu nesta quinta-feira (25/07), no Plenário da Câmara, e contou com a apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Dançando Se Vive.

A Câmara Municipal de Lajeado promoveu uma cerimônia para celebrar o bicentenário da imigração alemã. O projeto de lei (PL), que torna a Língua Alemã patrimônio cultural de Lajeado, foi do vereador Deolí Gräff (PP).

A cerimônia comemorativa contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais, vice-prefeita Gláucia Schumacher; presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, vereador Lorival Silveira; presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari, professora e escritora Silvana Faleiro; presidente do Centro de Cultura Alemã de Lajeado, Marcelo Mallmann.

O evento foi abrilhantado pela apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Dançando Se Vive, conduzido pela coordenadora Vânia Worm. Elas apresentaram a dança popular Her Schmidt.

Em seu discurso, o presidente da Câmara, vereador Lorival Silveira (PP), destacou as dificuldades enfrentadas pelos pioneiros da colonização alemã. Fatores como moradia, transporte e comunicação da época. “Eles superaram tudo isso e tornaram Lajeado um município pujante”.

Para o autor do projeto, vereador Deolí Gräff (PP), “a lei que torna a Língua Alemã patrimônio cultural é uma forma de reconhecimento oficial a etnia alemã por sua contribuição ao desenvolvimento de Lajeado”. Ele salientou que “foi uma forma da Câmara de Vereadores dizer um muito obrigado (Danke Schönn) para todas as famílias germânicas que se estabeleceram aqui e deixaram um legado cultural, social e econômico”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 25/07/2024

Créditos: Jaqueline Backes

Créditos das Fotos: Jaqueline Backes

Compartilhe!