Vereadores conhecem processos de tratamento de água em Lajeado
No dia 21 de novembro, o presidente da Câmara de Vereadores, Lorival Silveira (PP), acompanhado pelos vereadores Éder Spohr (MDB) e Deolí Gräff (PP), realizaram uma visita à estação de tratamento de água da Corsan, localizada no Bairro Hidráulica, em Lajeado. A visita teve como objetivo conhecer de perto os processos de captação, tratamento e distribuição de água potável que abastecem a cidade.
Os representantes do Legislativo foram recepcionados por uma equipe técnica da Corsan, composta por Claudia (setor comercial), Daiane (técnica e química), Iuri Pacico (coordenador regional), Emerson (supervisor de operações), Jaime (coordenador de operações), Fabrícia (agente de tratamento) e Bruna (operadora responsável por testes de análise da água).
Durante a visita, os vereadores acompanharam o trajeto da água desde sua chegada como matéria-prima bruta, que é analisada em relação à turbidez – se a água apresenta níveis inadequados, ela é devolvida antes de iniciar o processo de tratamento. Eles também aprenderam sobre as etapas de limpeza mensal dos equipamentos e os produtos utilizados, como cal, para equilibrar o pH, e carvão, que neutraliza odores.
O tratamento da água na estação leva, em média, 10 horas, envolvendo processos de filtração e desinfecção, para garantir que a água fornecida à população atenda aos padrões de qualidade. Um ponto destacado e questionado pelos vereadores foi a questão do odor de cloro, o qual foi explicado que é mais perceptível em dias quentes, devido ao efeito do calor, enquanto no frio ele se integra melhor à massa da água.
Data de publicação: 21/11/2024
Créditos: Nathalie Fachinetto
Créditos das Fotos: Nathalie Fachinetto