.

A empresa Azimute San, contratada pela Prefeitura de Lajeado para realizar um diagnóstico dos serviços de coleta, apresentou um estudo técnico com propostas para tornar o sistema de recolhimento de lixo mais eficaz e adequado às necessidades da cidade. A iniciativa faz parte dos esforços do município em qualificar os serviços públicos, aumentar a reciclagem e promover a sustentabilidade. A nova proposta foi apresentada para os vereadores e ao Ministério Público em reunião na tarde desta terça-feira, 22/07, no auditório da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal.

Durante a apresentação, foi apresentado um diagnóstico e foram detalhadas alternativas para o recolhimento de resíduos sólidos orgânicos e coleta seletiva. O estudo foi elaborado a partir da análise dos dados atuais de geração de resíduos, rotas de coleta, volume recolhido e demandas identificadas no município. O trabalho também trouxe referências de boas práticas de outras cidades do Brasil e que podem se adequar a realidade local.

Entre as propostas abordadas no estudo, estão:
- Projeto piloto para adoção de 500 contêineres na região central da cidade, que poderá ser expandido, nos anos seguintes, conforme adaptação da comunidade e crescimento dos bairros.
- Melhorias na coleta seletiva, com um trabalho específico de educação ambiental.
- Redefinição de rotas, dias e frequência de coleta, com base nas boas práticas de outros municípios de igual porte do país.
- Adoção da Norma Regulamentadora 38 (NR-38), que estabelece requisitos e medidas de prevenção para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores nas atividades de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
- Pagamento de valores aos trabalhadores 20% acima do piso da categoria, de forma a atrair e reter mão de obra.

Conforme a prefeita, Gláucia Schumacher, a revisão do sistema busca garantir um serviço mais eficiente e o próximo passo será a elaboração da licitação definitiva.

- O município de Lajeado cresceu de forma rápida nos últimos 10 anos e nos estabeleceu novos desafios em relação a coleta de lixo. Sabíamos que o modelo até então adotado carecia de melhorias e modernização. Por isso, optamos por não repetir a licitação com o atual modelo existente e contratar uma consultoria especializada para realizar o diagnóstico. Assim, é possível propor alternativas pensando em modernizar o sistema – explica a prefeita.

Foi aberto ao Legislativo o prazo de sete dias para eventuais sugestões. Após esse prazo, a administração municipal em parceria com a consultoria contratada, dará andamento nos trâmites necessários para a nova licitação, que irá definir a nova empresa para substituir as atuais prestadoras de serviço contratadas de forma temporária.

Fonte: Prefeitura de Lajeado

Data de publicação: 22/07/2025

Créditos: Laura Mallmann

Créditos das Fotos: Laura Mallmann