Câmara de Lajeado realiza sessão marcada por homenagem e ações de conscientização.
Na noite desta quarta-feira (27), antes do início da sessão ordinária, os vereadores de Lajeado receberam a diretora da E.E.E.M. Santo Antônio, Andréa Reckziegel, que apresentou aos parlamentares o projeto Escola Restaurativa, explicando suas funcionalidades e impactos na comunidade escolar.
Logo após, a presidente da Casa Legislativa, vereadora Ana da Apama (PP), abriu a sessão com um minuto de silêncio em homenagem ao falecimento de Gilberto Becker Delwing (Beto), sócio proprietário e fundador do Carmelito e Beto.
Durante a condução dos trabalhos, a presidente anunciou mais uma iniciativa de aproximação da Câmara com a comunidade: a disponibilização de duas intérpretes de Libras — Marindia Terres e Flavia Castro. O serviço será prestado presencialmente, quando necessário, e também nas transmissões on-line das sessões.
Os vereadores também reduziram em cinco minutos o tempo regimental de suas falas para a exibição de um documentário de 15 minutos, produzido pela assessoria da presidência, destacando a importância do combate à violência contra a mulher.
Na sequência, fizeram uso da tribuna Representantes da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e do CRAM usaram a tribuna da Câmara. A promotora Ana Emília Vilanova e a servidora Mara Lúcia Crestani Goergen reforçaram a mensagem do Agosto Lilás, campanha de conscientização e combate à violência contra a mulher.
Ordem do Dia – 27/08/2025
Projeto de Lei nº 106-01/2025 – Cria seis vagas no cargo de Auxiliar de Administração e altera o Anexo I da Lei nº 10.079, de 30 de março de 2016, que instituiu o Plano de Carreira dos Servidores do Município de Lajeado.
Situação: Aprovado
Projeto de Lei nº 113-01/2025 – Autoriza a contratação temporária, por excepcional interesse público, de um Técnico em Edificações.
Situação: Aprovado
Data de publicação: 26/08/2025
Créditos: Diego Tessarzik
Créditos das Fotos: Rafa Borghetti