CPI das Obras realiza sexta reunião e define próximos passos da investigação em Lajeado
Na tarde desta quarta-feira, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possíveis irregularidades em obras públicas do município de Lajeado realizou sua sexta reunião. Durante o encontro, os vereadores tiveram acesso a uma planilha elaborada pelo relator da comissão, vereador Ramatis de Oliveira, que reúne em detalhes informações sobre as denúncias recebidas e as obras investigadas
informações como: nome e local da obra, empenho e data valor do empenho valor desviado
Em consenso, os parlamentares definiram uma série de encaminhamentos para as próximas etapas dos trabalhos. Entre as decisões, está a cobrança à Prefeitura de Lajeado para o envio do restante dos documentos solicitados pela CPI. Também foi decidido que as primeiras 50 denúncias serão avaliadas prioritariamente, mas todas as obras citadas serão vistoriadas, sem que nenhuma seja descartada.
Outro ponto importante é que, na segunda-feira (3/11), está agendada uma reunião com a perita responsável, que deverá alinhar com a comissão os procedimentos técnicos e valores relacionados às perícias. Paralelamente, o secretário da CPI, Éder Spohr, fará o filtro das mais de 500 denúncias recebidas, a fim de organizar e agilizar a análise do material.
Durante a reunião, o denunciante compareceu à Câmara e aceitou participar como convidado nas próximas etapas, apresentando seu ponto de vista sobre as denúncias contidas no pendrive entregue às comissões. A empresa PDS, também citada no material, será convidada a expor sua versão dos fatos.
Os vereadores ainda analisaram o conteúdo do pendrive em plenário, conferindo as informações obra por obra com o auxílio da planilha apresentada.
O presidente da CPI, vereador Mozart Pereira, encerrou a reunião e convocou os membros para o próximo encontro, marcado para segunda-feira, dia 3 de novembro de 2025.Data de publicação: 29/10/2025
Créditos: Diego Tessarzik
Créditos das Fotos: Diego Tessarzik