Serviço funcionará no antigo prédio do INSS, administrado pelo Hospital Bruno Born, e será referência para 37 municípios da 16ª CRS
A titular da Secretaria da Saúde (SES), Arita Bergmann, inaugurou, nesta quarta-feira (26/11), o Centro de Atendimento Especializado de Saúde da Pessoa Idosa do Programa Saúde 60+ RS em Lajeado. O serviço já está em funcionamento em um espaço administrado pelo Hospital Bruno Born, no antigo prédio do INSS em Lajeado. O evento contou com a entrega de certificações para equipes de 33 municípios da 16ª CRS, concedendo o certificado de Amiga da Mãe, Parceria e Criança para os municípios da região que marcaram presença neste novo serviço.
“Esse é um momento de celebração da união de esforços na construção de políticas públicas”, afirmou Arita. O serviço, que conta com equipe completa, incluindo um médico geriatra, e recebe um aporte de R$ 130 mil mensais do governo estadual, será referência para 37 municípios da área de abrangência da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), que tem sede em Lajeado.
“Nós somos parceiros de primeira hora e queremos agradecer a iniciativa do Estado na formulação desse programa”, disse o presidente do Hospital Bruno Born, Marcos Frank. O Saúde 60+ RS tem como objetivo ofertar atendimento ambulatorial especializado e regionalizado para pessoas com 60 anos ou mais, classificadas como frágeis pela atenção primária à saúde ou com diagnóstico de demência.
O Saúde 60+ RS é um programa estratégico do Governo do Estado do Rio Grande do Sul que funciona por meio de serviços regionalizados de saúde e atua como apoio à atenção primária. Com isso, busca-se evitar internações desnecessárias e reduzir as filas de espera por atendimento especializado. No evento, se fizeram presentes também a secretária de Saúde de Lajeado, Giovanna Linhares; a reitora da Univates, Evania Schneider; a presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Ana da Apama (PP); o secretário da Câmara, Cascão; o vereador Vavá (MDB) e o vereador Antônio (Podemos).
Data de publicação: 27/11/2025
Créditos: Gabriel Alan Rübenich
Créditos das Fotos: Gabriel Alan Rübenich