Iniciativa percorreu todas as UBS e a UPA de Lajeado, avaliando estrutura, serviços e necessidades do sistema de saúde municipal.

Ao longo de 2025, a Câmara de Vereadores de Lajeado ampliou ainda mais o diálogo com a comunidade e o acompanhamento das políticas públicas de saúde por meio da Ação Juntos pela Saúde, iniciativa conduzida pelas Comissões Permanentes do Legislativo.

O projeto foi criado com o propósito de conhecer de perto a realidade das unidades de saúde, avaliando estrutura, atendimento e necessidades de cada local. A ação também fortalece o papel fiscalizador da Câmara e reforça o compromisso dos vereadores com a qualidade dos serviços oferecidos à população.


Entre os meses de maio e dezembro, equipes das Comissões percorreram todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em cada visita, utilizaram um checklist técnico elaborado especialmente para o projeto.

O documento contemplou cinco eixos de análise:

Estrutura física;

Materiais e equipamentos;

Recursos Humanos;

Planejamento e organização interna;

Pontuação de melhorias necessárias;

O método permitiu uma avaliação padronizada, garantindo que todas as unidades fossem observadas com o mesmo rigor técnico. Durante as visitas, foram identificados diversos pontos de atenção, como ajustes estruturais, reforço de equipamentos, reorganização de fluxos de atendimento e necessidades relacionadas a pessoal.
Todos os apontamentos foram registrados e estão sendo compilados para relatórios que subsidiarão ações e encaminhamentos do Legislativo, visando melhorias ao sistema de saúde do município.Além do caráter fiscalizador, o projeto aproxima a Câmara da rotina dos profissionais e dos usuários, fortalecendo o vínculo com a comunidade e ampliando a capacidade de resposta às demandas locais. Para a Câmara de Lajeado, a Ação Juntos pela Saúde reafirma o compromisso de trabalhar com a responsabilidade, transparência e diálogo permanente, garantindo que a população possa contar com serviços públicos cada vez mais qualificados.


Data de publicação: 12/12/2025

Créditos: Gabriel Alan Rübenich