Castelinho reabre suas portas após dois anos e três enchentes: um símbolo de recomeço para Lajeado.
Após dois anos de inatividade devido aos impactos de três enchentes — duas em 2023 e a mais devastadora em maio de 2024 —, o Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, o tradicional "Castelinho", retomou oficialmente suas atividades nesta segunda-feira (4). A reabertura marca um momento de superação e esperança para mais de 800 alunos e seus professores que ali fazem parte da instituição.
A cerimônia de reinauguração contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite (PSD), acompanhado de secretários estaduais, entre eles o ex-prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. A solenidade teve início com uma apresentação da banda da escola, emocionando os presentes.
Em seguida, autoridades como a prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher; a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira; a secretária de Obras Públicas do Estado, Izabel Matte; e a diretora do Castelinho, Evenize Pires, discursaram destacando o momento como um marco da força, união e resiliência do povo gaúcho, em especial da comunidade do Vale do Taquari, duramente atingida pelas enchentes.
Após os pronunciamentos, o governador concedeu uma entrevista coletiva à imprensa e, em seguida, participou de uma visita às dependências reformadas da escola, agora adaptadas e prontas para receber novamente a comunidade escolar.
O retorno do Castelinho simboliza não apenas a retomada das aulas, mas também a reconstrução da esperança e do cotidiano de centenas de famílias atingidas pelas tragédias climáticas.
Data de publicação: 04/08/2025
Créditos: Diego Tessarzik
Créditos das Fotos: Diego Tessarzik